sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Tensão Político-militar no País

Por: Trevor Francisco Gravata

A População da Localidade de Munhinga, no Distrito de Sussundenga, Província de Manica, condena viementemente os ataques que têm vindo a serem protagonizados pelos homens armados da Renamo, semeando luto e tristeza nas famílias moçambicanas

Estes pronunciamentos, foram feitos nessa quinta-feira, (25) aquando da governação aberta efectuada pela Administradora de Sussundenga, Joana Guinda à Localidade de Munhinga.
Durante a apresentação da sua mensagem, a população de Munhinga pediu ao Governo para que encontre uma solução com vista a por termo aos ataques contra civís, perpetrados pelos homens armados da Renamo.
Em resposta, Guinda disse ser a responsabilidade de todos, preservar a paz e manter a vigilância.


Governação aberta da Administradora de Sussundenga

Por: Trevor Francisco Gravata

A Administradora do Distrito de Sussundenga, na Província de Manica, Joana Armando José Guinda, avalia positivamente a visita que efectuou à Localidade de Munhinga, nessa quinta-feira, (25).
A Chefe do executivo do Distrito de Sussundenga, mostrou-se satisfeita pela visita que efectuou aos campos de demonstração de resultados de produção usando práticas de agricultura de conservação, localizados no Bairro Matira, onde exortou toda a população de Sussundenga a usar as mesmas técnicas, para fazer face a estiagem que assola algumas regiões do Centro e Sul do País.
Sinódia Mário Nguiraze, uma mulheres que se beneficiou de práticas de  agricultura de conservação, mostrou-se satisfeita pelo rendimento das práticas deste tipo de agricultura, e apela a todos para seguirem o seu exemplo.
Joana, apelou ainda a vigilância de todos para a manutenção e preservação da paz.

Durante a sua visita à Localidade de Munhinga, Joana Guinda visitou ainda a casa mãe-espera que se encontra em construção no Centro de Saúde de Munhinga, já na sua fase conclusiva.

Recenseamento Militar Obrigátório em Sussundenga

Por: Samson Makone

A Localidade Sede de Sussundenga, Posto Administrativo e Distrito do mesmo nome, na Província de Manica, consegui ultrapassar a meta prevista para o recenseamento militar obrigatório.

De acordo com Cudawira Denota, a chefe substituta da Localidade Sede de Sussundenga e ao mesmo tempo, agente recenseadora naquele posto de recenseamento, foram recenseados 404 mansebos dos 297 homens e 107 mulheres.
“ sobre o recenseamento militar a Localidade Sede conta com 404 mansebos dos 297 homens e 107 mulheres, o que significa que ultrapassamos a meta e a participação é muito positiva, mas mesmo assim as inscrições aindam estão abertas porque o receneamento vai até dia 28 de Fevereiro” – disse Cudawira Denota.

Entretanto, a Localidade Sede de Sussundenga,  recebeu uma meta de 300 mansebos, onde segundo a chefe substituta da Localidade Sede de Sussundenga, a participação dos jovens é positiva.


Apesar de ultrapassar a meta, as inscrições ainda continuam abertas até o dia 28 de Fevereiro do ano em curso.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Melhoramento no ambiente de negócios no sector Público e Privado


Por: Samson Makone

Decorreu na sala de conferência do governo distrital o encontro de coordenação pública e privada para o melhoramento  do ambiente de negócios na vila municipal de Sussundenga.

Tara-se de um evento promovido pela GIZ, que ao mesmo tempo contou com a participação de uma parte dos Técnicos do Concelho Municipal da Vila de Sussundenga, empreendedores de pequenas e médias empresas entre outros negociantes que opera na vila municipal de Sussundenga.

Segundo o represetante do Presidente do Concelho Municipal da Vila de Sussundenga, Francisco Marco Charela, Vereador na área de Educação, o encontro tinha como objectivo principal, estudar um dispositivo que irá melhorar a vida dos empreendedores de pequenas e médias empresas anivel da vila municipal de Sussundenga, fazendo um plano de desenvolvimeno enconomico

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

COPA MUNICIPAL 2016 DA VILA DE SUSSUNDENGA

                                                                                           Por: Carlington Kanyanga;
Redação: Treva Francisco Gravata

O Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, no Distrito do mesmo nome, Província de Manica, está a preparar um campeonato desportivo para os seus munícipes.

A nossa reportagem, interpelou  o Técnico da Vereação da Educação, Cultura, Juventude e Desporto na área do Desporto no Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, Chong Titos Jaime Sabonete, onde falou que a Vereação, está a preparar um campeonato entre bairros “COPA MUNICIPAL 2016”, que terá uma duração de três (3) meses a partir do próximo mês de Março, e que vai terminar no dia 14 de Maio, com a premiação dos vencedores, dia em que a Vila Municipal de Sussundenga estará  a celebrar o 52º aniversário depois da elevação à categoria de Vila.

A nossa fonte, disse ainda que o desporto na vila de Sussundenga, está no baixo nível devido a falta de patrocionadores, pois muitas equipas jogam sem equipamentos, bolas, botas para além de outras necessidades desportivas.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

No âmbito de levantamento de impactos sobre a exploração mineira, PEMAR reuniu-se com a comunidade de sembezeia

Por: Nassone Albino


No âmbito de levantamento  de impactos sobre a  exploração  mineira, a PEMAR, estava reunida na manhã da passada sexta feira (19)  com a comunidade da Localidade de Sembezeia, no Posto Administrativo de Muóha, Distrito de Sussundenga na Província de Manica.

Num encontro com os residentes de Sembezeia o responsável da  empresa  PEMAR, Pedro António Armando Paulino vocacionada na exploração de recursos minerais em Sembezeia falou de impacto negativo sobre  a exploração de granito nas zonas de actuação.

Trata se de Chineses que estão a explorar o granito na zona de Sembezeia numa área de 3.939 hectares, os residentes daquela zona no encontro, pediu a Empresa  para construir uma escola de três salas com bloco administrativo para além da abertura de furo de agua para os estudantes como maneira de recompensar  os recursos  lá explorados.


Depois das populações expor as preocupações, o responsável da Empresa PEMAR, disse paulatinamente que vai resolver assunto por cada vez até finalizar com todas preocupações



"Pobreza é o único inimigo dos moçambicanos" - diz Edil de Sussundenga

Por: Trevor Francisco Gravata


O Presidente do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, Venâncio Chacai Veremo, pede a vigilância de todos como forma de preservação da paz para o desenvolvimento do País.
Para Venâncio Chacai Veremo, já não há mais espaço para o retorno a guerra, dado aos avanços que o País registou nos últimos anos.
Veremo, disse ainda que a única forma de se ultrapassar as diferenças, é o diálogo, pois a população já tem vários problemas a enfrenter, destacando a fome, seca e outros.
O Edil de Sussundenga, apelou a população de Sussundenga e do País em geral a serem vigilantes e denunciarem qualquer tentativa que periga a paz e o bem-estar dos moçambicanos.

População do Bairro Chizizira, na Vila Municipal de Sussundenga reclama a subida de preço de milho

Por: Trevor Francisco Gravata


Estas preocupações, foram apresentadas ao Edil de Sussundenga, Venâncio Chacai Veremo, na passada Quinta-Feira (18), durante  a sua Governação Aberta Municipal àquele Bairro.
Para além desta preocupação,  aqueles residentes  reclamaram sobre o abandono de residências de alguns residentes daquele Bairro, que só voltam na época agrícola, e o mau comportamento de algumas pessoas, que têm ameaçados outros em envenenar a bebida tradicional, vulgo “Phombe”.

Em resposta, Venâncio Chacai Veremo, apelou aos munícipes a não venderem todos os seus produtos de colheita, tendo em conta a seca que assola algumas regiões do Centro e Norte do País, tendo pedido a vigilância de todos para a neutralização de pessoas de má fé naquele Bairro.

Atenção Municípios que funcionam em todo o País

Por:  Samson Makone
Tenho vindo observado quase em todos edifícios municipais que funcionam neste País, a escritura da palávra Conselho
Analizando o significado desta palávra “Conselho” significa:  dar conselho,  aconselhar, ……..

Substantivo Masculino
1     opinião, ensino ou aviso quanto ao que cabe fazer; opinião, parecer
Ex.: <dar, pedir, seguir um conselho<,  <conselho de amigo<

2     bom senso; sabedoria; prudência,
Ex.: <um homem digno e de conselho.> <opinião cheia de conselho >

3     opinião refletida ou resolução maduramente tomada
Ex.: só aja com conselho.

Na minha óptica esta palávra devia ser escrita desta maneira “Concelho” o que se refere a uma Instituição, de uma emprensa, ……

Ora vejamos:

Substantivo Masculino
1     Regionalismo: Portugal.
divisão administrativa de distrito; parte de um distrito

2     Derivação: por metonímia. Regionalismo: Portugal.
conjunto de cidadãos residentes nessa circunscrição e representados por essa municipalidade

3     conjunto dos órgãos do governo dessa divisão administrativa; municipalidade

4     Derivação: por extensão de sentido.
m.q. concílio ('assembléia')

5     Derivação: por metonímia.
edifício onde se encontra instalada essa municipalidade

Para mim, me sinto que está totalmente errada referir “Conselho” de aconselhar à um Concelho de Instituição municipal.


Sugeria que passamos a corrigir essa palávra em todos edifícios municipais escrita desta Maneira “Conselho” para Concelho” Ex.: Concelho Municipal da Vila de…………..

Falta de chuva para a presente campanha agrária preocupa os agricultores de Sussundenga

Por: Samson Makone


A população do Distrito de Sussundenga, Província de Manica,  clama pela falta de chuva nesta presente campanha agrícola em alguns pontos do Distrito,

De acordo com as nossas fontes,  a maior parte das culturas nas machambas estão a secar  por  falta da queda da chuva em alguns pontos do Distrito de Sussundenga, numa altura em que regista-se também a subida de preço de compra de milho.
“estamos mal, não há chuva,  há seca, as nossas culturas estão secando, não sabemos como vamos viver, o preço da compra de milho está subindo cada vez mais,” – palavras dos agricultores

Num outro desenvolvimento, a população de Sussundenga aponta como grande causa da subida de preço da compra de milho e de outros produtos da primeira necessidade, a tensão político-militar que se regista nos ultimos dias na região centro do País.

De acrodo com a Administradora do Distrito de Sussundenga, Joana Guinda,  a agricultura é o caminho da salvação.

Joana Guinda, tem vindo a apelar a população de Sussundenga,  a se empenhar nas culturas que resistem a seca, reduzindo assim, o abate das arvores e o cultivo da semente de milho vulgo Matuba que só produz em dois meses.

Por outro lado, o Director do Serviço Distrital de Actividades Económicas em Sussundenga, Castigo Bafane,  disse que Sussundenga preve produzir cerca de seiscento e setenta e seis mil trezentos e noventa  ponto noventa e uma toneladas (676.390.91t) de diversas culturas com uma subida de 9.07%.

“o distrito de sussundenga preve praticar uma area correspontente a duzentos e vinte e quatro mil, setecentos e setenta e um ponto noventa e um hectares prevendo uma produção de seiscento e sententa e seis mil trezentos e noventa  ponto noventa e uma toneladas de diversas culturase em relação  issotemos uma subida de 8.89% e 9.07% em relação a area de produção, para dizer que a nossa area subiu” - disse Bofana




Munícipes de Sussundenga beneficiam-se de vias de acessos

Por: Samson Makone
                 

Os munícipes da Vila de Sussundenga,  Distrito do mesmo nome, na Província de Manica, beneficiam-se de vias de acessos em quase todos os bairros que compõem a vila municipal.


De acordo com o Presidente do Concelho Municipal da vila de Sussundenga, Venancio Chacai Veremo, disse que no âmbito do cumprimento do manifesto eleitoral,  foram abertas as estradas ao nível de todos os bairros que ligam a vila Municipal assim como outros lugares pouco distante da vila.
“no nosso plano constava a realização de algumas enfra-estruturas sociais económicas, prioritárias com impacto social imediato, nessa área de enfra-estruturas priorisamos as estradas que ligam a vila e tambem aluguns lugares, bairros  pouco distantes,

 abrimos vias de acessos onde não era possivel passar já pode se passar, me refiro dos bairros Nhamezara, Chicueu, 7 de Abril, Unidade, 25 de Junho no 1 e no 2, estrada que liga bairro 3 de Fevereiro com Matica, que liga Chicueu e bairro Tave, e continuação da estrada que começou no ano passado que liga a vila ao Bairro Chassimba” – disse o Edil de Sussundenga

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Celebrou-se o dia Internacional da Língua materna

Por: Samson Makone

O dia internacional da língua materna foi celebrado nesse domingo  (21) sob o lema “Educação de qualidade, língua(s) de instrução e resultados de aprendizagem”.

Em Sussundenga, Província de Manica, as cermónias alusivas ao dia internacional da língua materna tiveram  lugar na Localidade de Javela, (Bunga), no Posto Administrativo de Dombe sub orientação do Secretário  Permanente, Chicuanjo Mateus, na companhia de outros membros do governo local.

Numa mensagem dos alunos da EP1 de Javela, lida pela ocasição, pediam a alocação de carteiras naquela estabelecimento de ensino e uma bomba de água potável.

Por sua vez, o Secretário Permanente do Distrito de Sussundenga, Chicuanjo Mateus, explicou que o dia internacional da língua materna foi instituído em 1999 na Conferência Geral da UNESCO com o objectivo principal de promover a diversidade cultural linguística e alertar para as tradições linguísticas e culturais.

Num outro desenvolvimento, o número 1 do Serviço Distrital de Educação Cultura Juventude e Tecnologia em Sussundenga, António Baua, recomendou aos alunos para conservarem o material escolar sobre tudo, os livros de distribuição gratuita, tendo acrescentado ainda que a escola é a base para o desenvolvimento do País.

Breve historial do surgimento do nome Sussundenga

Por: Samson Makone


No contexto histórico, a actual vila de Sussundenga, era anteriorimente denominada Povoado de Mavita, até por volta dos anos 1955-1958. Apartir destes anos passou a se chamar de VILA NOVA DE VIGUEIRA em consequência do trabalho realizado pela brigada técnica do fomento e povoamente do sul de Revue que visava a construção de novas urbes dirigida pelo Engeheiro Português Vidigueira.

A oficialização do nome de Vila Nova de Vidigueira, ocorreu no dia 14 de Maio de 1964, quando da inaguração da paróquia local da Igreja católica-romana.

O nome Sussundenga surge no contexto de dois caçadores locais terem abatido um cabrito do mato (gazela) nas proximidades de um rio. Ao lavarem o estômago do animal, constataram a existência de uma pena, facto que lhes causou grande admiração uma vez que se tratava de um animal herbívoro. Nisso, apareceram alguns portugueses que inquiriram sobre o sucedido aos quais se deu a seguinte explicação: “Taona sussu rinondenga” o que traduzido quer dizer “achamos uma pena no estômago” em que “Sussu” significa estômago e “Ndenga” significa pena.


A partir deste acontecimento, o rio onde se lavava o estômago tomou o nome de Sussundenga, que quer dizer “estômago com uma pena”. Apóis a independência Nacional, o nome do rio Sussundenga passou a designar o distrito em geral e a vila.

Novo Mercado em Construção no Bairro Nhamezara no Municipio de Sussundenga

Por: Samson Makone
Novo Mercado Macorocoza em Construcao no Bairro Nhamezara, Municipio da Vila de Sussundenga


Está em construção um novo mercado no Bairro Nhamezara, Município de Sussundenga, Distrito do mesmo nome, Província de Manica.

Trata-se do mercado Macorocoza com 65 bancas, que custou dos confres do Concelho Municipal cerca de 1000400,00Mt.

De refereir que a mesma infrae-strutura irá beneficiar  cerca de  1.603 de habitantes do Bairro Nhamezara.


Os vendedores do mercado Macorocoza, no Bairro Nhamezara, Município de Sussundenga, no momento vendem os seus produtos numa baraca construida pelo material precario.
Actual Mercado Macorocoza no Bairro Nhamezara, Municipio da Vila de Sussundenga



Insuficiência de água potável no Municipio de Sussundenga

Por: Samson Makone
Actual sistema de abastecimente de agua potavel na Vila Municipal de Sussundenga 


O Município de Sussundenga, Distrito do mesmo nome, Província de Manica, vai ter o sistema melhorada de abastecimento de água potável para o consumo failiar até 2018.

De acordo com o mais alto magestrado do Concelho Municipal da vila de Sussundenga, Venancio Chacai Veremo, garantiu em coferência de imprensa, que o problema de água que afecta aos munícipes de Sussundenga, já existe uma organização interessada em ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de água potável.
“defacto nós vamos resolver essa situação de uma vez por toda, já existe uma organização interessada em ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de água potável na vila Municipal de Sussundenga, e esta organização é designado por PRODIA, e não só, nós iremos também aumentar furos de águas, para os bairros distantes,  portanto, estamos muito felizes” – disse o Edil de Sussundenga

De salientar que o Município da Vila de Sussundenga, conta com cerca de 43.787 habitantes distribuidos em 21 Bairros, segundo o actual levantamento feito com auxilio de lideres comunitários.


Munícipes dos Bairros Tave e Chassimba beneficiam-se de cinco salas de aulas no Distrito de Sussundenga

Por: Samson Makone


Os Munícipes dos Bairros Tave e Chassimba, Distrito de Sussundenga, na Província de Manica, beneficiaram-se na passada sexta feira (19) de cinco salas de aulas, sendo duas salas de aulas na EP1 Tave, anexas da EPC de Muzória apetrexadas com 50 carteiras, e 3 salas de aulas em Chassimba, anexas das EPC de Nhanguzue apetrexadas com 75 carteiras, que irá beneficiar mais de 250 alunos.

Trata-se de infra-estruturas que custou dos confres do Concelho Municipal cerca de 2.446.453,43 MT, que irá beneficiar um número total de 3.870 de habitantes.

As cermónias da entrega, foram testemunhados por governo local, lideres comunitários, mães beneficiadas, orgãos de comunicação entre outros convidados.

Segundo o Edil de Sussundenga, Venancio Chacai Veremo, tudo está no ambito do cumprimento do manifesto eleitoral.  

De referir que os munícipes dos dois bairros (Tave e Chassimba), agradeceram o gesto da edilidade tendo em conta que antes os alunos estudavam debaixo das arvores e nas barracas construidas pelo material precario e de pique o que dificultava as suas aulas no tempo chuvoso.


Mulheres gravidas beneficiam-se de uma casa de espera no Distrito de Sussundenga

Por: Samson Makone


Mulheres do Distrito de Sussundenga, na Província de Manica, beneficiaram-se na passada sexta feira (19) de uma casa de espera de mãe gravida no Centro de Saúde de Sussundenga, que foi reabilitada pelo Conselho Municipal da Vila de Sussundenga e apetrexada com 20 colchões para acomodação.

Trata-se de uma obra que custou dos confres do Concelho Municipal cerca de 100.000,00 MT.

O evento foi testemunhado por varias personalidades a destacar, governo local, lideres comunitários, mães beneficiadas, orgãos de comunicação entre outros convidados.

No acto da entrega o Edil de Sussundenga, Venancio Chacai Veremo, disse na altura da entrega que tudo está no ambito do cumprimento do manifesto eleitoral.  

De referir que as mulheres de Sussundenga, mostraram-se satisfeitas pelo gesto da edilidade da vila municipal de Sussundenga.
“queremos agradecer o nosso presidente por este gesto, agora já temos ande podemos ficar enquando esperamos o tempo de parto”  –mães gravidas.


Realização da 1ª edicao do Carnaval Sussundenga 2016 é fruto do crescimento de Sussundenga – disse Joana Guinda.

                                                                                                                              Por: Trevor Francisco Gravata


A Administradora do Distrito de Sussundenga, Joana Armando José Guinda, defende a realizaçao da 1ª edição do Carnaval Sussundenga 2016 como fruto do crescimento do Distrito de Sussundenga.
A Chefe do Executivo do Distrito de Sussundenga, Joana Armando José Guinda, disse estas palavras no passado sábado (20) aquando da realização da edição do Carnaval Sussundenga 2016, onde agradeceu ainda a adesão massiva da população na tribuna distrital para assistir aquele evento.

Por seu turno, o Director Provincial de Cultura e Turismo em Manica, Jossias Vurande, louvou a iniciativa do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga de ter sabido organizar da melhor maneira pela primeira vez a edição do Carnaval Sussundenga 2016.

Saneamento do Meio Ambiente na Vila Municipal de Sussundenga.

Por: Trevor Francisco Gravata

A má Gestão dos resíduos sólidos por parte dos munícipes da Vila de Sussundenga preocupa o Vereador da Saúde, Saneamento e Meio Ambiente desta  Autarquia
Segundo Khened Saize, Vereador para a área da Saúde, Saneamento e Meio Ambiente no  Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, disse não haver  motivos que justificam a má gestão dos resíduos sólidos por parte dos munícipes, apesar da exiguidade dos contentores para o depósito do lixo.

A nossa fonte, disse ainda que aquele que for a ser encontrado a violar o código de postura Municipal, será tomado as medidas.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Quinze colaboradores avaliam posetivamente a capacitação sobre TICS

Por: Jaime Chamburuca

Cerca de quinze colaboradores do CMC de Sussundenga no Distrito do mesmo nome na província de Manica mostraram satisfeitos pela iniciativa do CIUEM através do CAICC em parceria com Ministério de Ciências e Tecnologia, Técnico Profissional e Ensino Superior e  no âmbito do projecto MEGCIP. 

Trata se de mini capacitação de dois dias que decorreu a a partir do ultimo sábado (19) nas instalações da Rádio Comunitária de Sussundenga, beneficiando cerca de quinze colaboradores. Para além da avaliação positiva os mesmos pedem nas próximas  capacitações que  possa alargar  os dias de formação para entender melhor  as técnicas


CMC de Sussundenga Recebe Materiais de Apoio Técnico

Por:Carlington Kanyanga
Ponto focal do CAICC John Chekwa a entregar CDs com softwares e conteúdos OFFLINE ao chefe de produção do CMC de Sussundenga

No âmbito da implementação do projecto do governo-MEGCIP sob orientação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional   em parceria com Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM) e CAICC, o CMC de Sussundenga recebeu na manhã desse Sábado (20) de Fevereiro de 2016 cinco CDs com softwares e conteúdos Offline,   educativos e informativo rumo a desenvolvimento.No acto de entrega o chefe da produção , Augusto Caravalho louvou a iniciativa e espera uso dos mesmos na partilha de conhecimento.

CMC de Sussundenga já pode partilhar informações com outros centros e mundo

Por: Augusto Caravalho
Colaboradores da CMC de Sussundenga a participando numa sessão da criação do blog

No âmbito do Projecto MEGCIP-. através de mini-capacitação de dois dias facilitada pelo Centro de Apoio a Informação e Comunicação Comunitatia (CAICC) através do seu Ponto Focal, John Chekwa nesse sábado (20) foi criado ontem  na CMC de Sussundenga o Blog  para permitir a troca de informação com outros centros e mundo.
Este blog conta com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, CIUEM e CAICC.

De recordar que o CMC de Sussundenga foi a primeira a existir na província de Manica entretanto ainda não tinha blog, para facilitar  a troca informação

Sussundenga acolhe a 1ª Edição do Carnaval 2016.

Por: Trevor Francisco Gravata

No âmbito cultural o Conselho Municipal de Sussundenga promove a 1ª Edição do Carnaval que teve lugar nesse sábado, (20) contando com a participação de 21 grupos culturais, dos quais 11 da Vila Municipal de Sussundenga e 10 grupos animadores da Cidade de Chimoio, tendo iniciado com o desfile de todos os grupos culturais pelas principais artérias desta Autarquia.
Trata-se de uma cerimónia que foi orientada pelo Edil de Sussundenga, Venâncio Chacai Veremo, na presença do Governo local.
A festa cultural, iniciou muito próximo das 15 Horas, tendo terminado as 19 Horas, juntando mais de 3 Mil Pessoas.
Nesse evento, foram premiados os grupos culturais do Bairro 7 de Abril, que ocupou o  1º lugar com um prémio de 10 Mil Meticais, Grupo Cultural das crianças do Bairro Nhamezara, como 2º Classificado, com um prémio de 8 Mil Meticais e o 3º lugar coube ao grupo Sussundenga Dance, tendo levado consigo um prémio de 6 Mil Meticais respectivamente.

Os primeiros dois lugares classificados ouvidos pela nossa reportagem, mostraram-se satisfeitos pelas conquistas e prometeram dar mais o seu máximo nas próximas edições.  

Municipes beneficiam-se de uma ponte sobre o rio Datyatya em Sussundenga

Por: Samson Makone


 Os munícipes do Bairro Báupua no Distrito de Sussundenga, na Província de Manica, beneficiou-se na ultima sexta-feira (19) de uma travessia sobre o rio Datyatya, que liga os Bairros da Unidade, 7 de Abril à Buápua, beneficiando assim 1.413 habitantes,

Trata-se de uma obra que custou dos confres do Concelho Municipal cerca de 120 mil MT.

O evento foi testemunhado por varias personalidades a destacar, governo local, lideres comunitários, munícipes beneficiadas, orgãos de comunicação entre outros convidados.

No acto da entrega o Edil de Sussundenga, Venancio Chacai Veremo, disse que tudo está no ambito do cumprimento do manifesto eleitoral.  

De salientar que a população de Buápua, mostrou-se satisfeita pelo gesto da edilidade da vila municipal de Sussundenga tendo batizado a mesma travessia pelo nome de Gambiza.
“estamos muito satisfeitos, era muito dificil atravessar aqui principalmente no tempo chuvoso, os nossos filhos eram atacados pelos crocodilos, mas agora estamos contentes” –louvaram a população de Buápua.