quarta-feira, 30 de março de 2016

Cerca de 80 directores das escolas tomaram posse nesta quarta feira, dia 30 de Março do ano em curso, como gestores escolares.

Por: Samson Makone

Trata-se de uma cermonia muito concorida, efectuada no salão Paraiso, na vila de Sussundenga, Província de Manica, orientada pela Administradora do Distrito de Sussundenga, Joana Guinda e testemunhada por membros do governo local entre outros convidados.

Na altura do empossamento, a mais alta magestrada de Sussundenga Joana Guinda, apelou aos empossados para  continuarem firme e levar avante o Distrito de Sussundenga.

Por outro lado, o Director do Serviço Distrital de Educação em Sussundenga, António Bawa, disse que o acto deve servir como fonte de inspiração na gerência das escolas para que a aprendizagem seja efectivamente.

Entretanto,  a nossa reportagem quis saber dos empossados, qual eram os seus sentimentos na altura, onde pormeteram servir bem ao povo moçambicano.


segunda-feira, 28 de março de 2016

Cerca de mil pessoas no Distrito de Sussundenga, serão beneficiadas pelo programa da Acção Social Produtiva (PASP), financiado pelo Banco Mundial

Por: Samson Makone

Neste momento decorre no Distrito de Sussundenga, Província de Manica, um seminário de divulgação do programa da Acção Social produtiva que será financiado pelo Banco Mundial.

Trata-se de uma capacitação que acolhe os chefes dos Postos Administrativos, chefes das Localidades, serviços distritais,  líderes comunitários entre outros convidados, com a duração de 5 dias desde a passada segunda feira.

O objectivo principal deste seminário é de providenciar fontes de renda sazonal e previsível à famílias em situação de pobreza, que possuem pelo menos um membro com capacidade para o trabalho, através da sua participação em actividades de interesse público ou comunidade.

Orientou as cermonias de bertura desta capacitação, a Administradora do Distrito de Sussundenga, Joana Guinda, que disse no seu discurrso que “o País sem pobreza é a prioridade do governo central”.

De salientar que neste projecto serão beneficiadas cerca de mil pessoas para o Distrito de Sussundenga, em três Postos Administrativos nomeadamente Dombe, Rotanda e Muôha.

Ainda, nesses postos Administrativos, o projecto vai funcionar numa só Localidade escolhida pelo Posto, sendo no Posto Administrativo de Dombe, está escolhida a Localidade de Matarara, Posto Administrativo de Rotanda- Localidade de Tsetsera e no Posto Administrativo de Muôha-Localidade de Mupandeia. 

quarta-feira, 16 de março de 2016

Administradora do Distrito de Sussundenga, Joana Guinda, diz que em Moçambique ainda prevalecem os desafios como combate à violência doméstica contra mulher, o pré-conceito e a desvalorização da mulher

Por: Trevor Francisco Gravata

Joana Armando Guinda, falava estas palavras nesta quarta-feira, dia 16 do mês em curso na passagem do 43º aniversário da Fundação da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), onde desafiou as mulheres para se unirem para transmitirem às gerações mais novas a necessidade de aprofundar a unidade nacional, a cultura de paz e a tolerância entre os moçambicanos.
A Chefe do executivo de Sussundenga, repudiou os acontecimentos protagonizados pelos homens armados do maior de oposição em Moçambique, de ataques contra cidadãos indefesos e viaturas na região centro do País, tendo apelado as mulheres a manterem-se vigilantes para a manutenção da paz efectiva e duradoura que todos os moçambicanos almejam.

Quem também se juntou aos gritos das mulheres para a manutenção da paz, é o 1º Secretário do Comité Distrital do Partido Frelimo em Sussundenga, Domingos Manuel António, que apelou ao Líder da Renamo, Afonso Dhlakama, a abandonar as matas e aceitar o convite formulado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, porque para ele, é só com o diálogo que podemos desenvolver o País.

Celebração do 43º Aniversário da Fundação da Organização da Mulher Moçambicana

Por: Trevor Francisco Gravata

Em Sussundenga, as cerimónias alusivas a data, forma marcadas pela deposição de uma coroa de flores na praça dos Heróis moçambicanos, actividades culturais, leitura de mensagem da OMM e discursos.
A OMM em Sussundenga, na leitura da sua mensagem, encorajou as mulheres a explorarem todas as oportunidades que se abrem para participarem de forma activa na luta contra a pobreza, tendo encorajado ainda a rapariga a concluir os níveis mais avançados de escolaridade.
Ainda a OMM em Sussundenga, condena os ataques belicistas protagonizados pelos homens armados da  Renamo, e apelou ao Líder desta formação Política a aceitar sem pré-condições o convite formulado pelo estadista moçambicano Filipe Jacinto Nyusi.
Lídia Luís Nicoadala, Secretária Distrital da OMM em Sussundenga, disse entretanto que os ideiais desta agremiação, devem ser mantidos e valorizados em todas as vertentes para garantir que a mulher tenha espaço de ser ouvida, percebida e dar opinião para o desenvolvimento do País.
Por outro lado, Venâncio Chacai Veremo, Edil de Sussundenga, aproveitou a ocasião para apelar as mulheres para que sejam vigilantes e denunciarem qualquer tentativa que põe em causa a paz e o bem estar dos moçambicanos.
O 43º Aniversário da Fundação da OMM, comemora-se à escala nacional sub o lemaem paz, aceleremos os passos rumo a igualdade de género e empoderamento da mulher”.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Destacamento Femenino

Por: Samson Makone



Celebrou –se nesta sexta-feira (04) o dia de destacamento femenino

Em Sussundenga, Província de Manica, o dia 04 de Março de 2016, dia do destacamento femenino, iniciou com a deposição da coroa de flores na praça dos herois moçambicanos.

Orientou as cermonias alusiva a data, Valentim Sabão, a Secretária Distrital do destacamento femenino em Sussundenga, na presença dos membros do governo local e do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga entre outros particpantes.

Numa mensagem lida pela ocasião, citava que a mulher moçambicana deve seguir o exempo da Josina Machel, na consolidação da Independencia contribuindo de forma activa e passiva para alcançar os mesmos objectivos, condenando assim os ataques protagonizados pelos Homens armado da Renamo. “nós as mulheres, temos que seguir o exemplo da camarada Josina Machel na consolidação da nossa independência contribuindo de forma activa e passiva para alcançar os mesmos objecivos,

condenamos viementemente as acções protagonisado pela Renamo de retorno a guera e divisão  do País”  - citou a mensagem

Por sua vez, a Secretária Distrital do destacamento femenino em Sussundenga, agradeceu a toda mulher que tanto se empenha em diferentes áreas trabalhando para combater a pobreza. “hoje quero agradecer muito as mulheres que se empenham tanto na agricultura, nos negócios entre outras actividades para acabar com a pobreza, devemos contunuar assim, respeitando tambem os nossos maridos que nos autorizam a ir na escola e fazer outras actividades”  - dise Valentim Sabão

Num outros desenvolvimento, a Administradora do Distrito de Sussundenga, Joana Guinda, disse no seu discurso que a mulher do destacamento femenino deve continuar coesa e seguir em frente.  “graça ao destacamento femenino, hoje nós as mulheres estamos a dirigir, é de agradecer e encorajar a todas do destacamento femenino que devem continuar assim, coesas e continuarmos para frente” - avançou Joana Guinda

terça-feira, 1 de março de 2016

Conselho Municipal vai evacuar vendedores informais no Mercado 1º de Maio na Vila de Sussundenga

Por:  Samson Makone


Edil do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga reunido com os vendedores do Mercado primeiro de Maio

Trata-se de centenas de ambulantes que serão orientados para os locais considerados seguros sem risco de vida, de entre os quais 4 de Outubro, Macorocoza e Chicueu.

De acordo com o Presidente Executivo do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, Venancio Chacai Veremo, num encontro realizado na passada sexta-feita (26/16) com os vendedores informais e formais do mercado 1º de Maio, na Vila Municipal de Sussundenga,  tinha como objectivo orientar os munícipes e todos vendedores informais e não informais para dentro de uma semana, estarem nos locais sem perigo de vida de forma regrada.
“o comercio deve ser exercido nos lugares sem risco de vida de forma regrada, as vezes os ambulantes acham que só dinheiro está nos terminais, preferem ariscar sempre vendendo nos lugar de risco porque acham que aparecerão muitos compradores” – disse Chacai Veremo

Vendedores ambulantes do Mercado primeiro de Maio na Vila Municipal de Sussundenga


Por outra, o Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, Distrito do mesmo nome, na Província de Manica, irá passar medidas educativas para aqueles que se manifestarem como renitentes. “aqueles que irão resistir, nós iremos aplicar medidas educativas, não punitivas” - acrescentou Veremo

 Num outro desenvolvimento os vendedores daquele mercado mostra-se agastado pela situação, considerando que os locais onde são orientados, não existem condições adequados como balnearios públicos entre outras condições.
“não existe paragem onde não há lugar para as pessoas  comprarem alguma coisa de comer, e nos locais onde o município quer  nos alocar não tem condições suficientes como latrinas, casa debanho, imagina tambem que a pessoas desce aqui na paragem tengi subir taxi para ir comprar gejo, pão lá fora, ou isso já não é cidade” - lamentaram munícipes