domingo, 10 de julho de 2016

47 Professores Primários, graduados neste Sábado (09), pelo Instituto Médio de Formação de Professores de Chibata

Por: Samson Makone

Trata-se de 47 professores do quarto grupo do curso Médio de Formação de Professores Primários em exercícios e a distância no âmbito do novo modelo de dez mais dois anos, representando um número total de cento e cinco dos cursistas.

As cerimónias alusivas a graduação de 47 Professores Primários, foram orientadas pela Joana Guinda, a Administradora do Distrito de Sussundenga, na Província de Manica, contando com a participação de outros membros do governo distrital, provincial, conselho municipal entre outros convidados.

Os graduados condenaram e repudiaram através de uma mensagem lida pela ocasião, as acções protagonizados pelos homens armados da Renamo, que matam, saqueando bens, destruindo infra-estruturas e retraindo o desenvolvimento Nacional e internacional.

Ao mesmo tempo os graduados pediram ao Presidente da República, Filipi Nyusi a criar situações de diálogo com Líder da Renamo, Afonso Dhlakama, o mais sedo possível. “Lamentamos bastante pelo facto de a nossa graduação realizar-se num momento de lástima e dor causada pela tenção política que resista no nosso País, principalmente na região centro, perpetuada pelas forças residuais da Renamo, que estão a matar, saquear bens, incendiar viaturas, bloquear as principais vias rodoviárias, destruir infra-estruturas, retraindo o investimento Nacional quer internacional.

Esta situação está a trazer prejuízos enormes no sector da educação, devido as migrações das populações para as zonas mais seguras, criando assim a paralização das aulas.

Pedimos a sua Excia, Presidente da República, Filipi Nyusi a criar situações de diálogo com Líder da Renamo o mais sedo possível” – lamentaram os graduados na mensagem.

O Director do Instituto Médio de Formação de Professores de Chibata na Província de Manica, Raul Recado, apelou aos graduados para se engajarem seriamente na melhoria da qualidade de ensino no País, numa altura em que a sociedade tem vindo a questionar sobre os valores da qualidade de ensino que se verifica nas escolas e nos alunos. “Quero apelar aos colegas recêm graduados que se engajem seriamente na melhoria da qualidade de ensino ao nosso País, numa altura em que a nossa sociedade tem vindo a questionar os valores por exemplo da qualidade de ensino que se verifica nas nossas escolas e nos nossos alunos,

Esperamos que o que vai acontecer de hoje em diante vai ser diferente daquilo que acontecia antes de adquirirmos este nível que nós temos agora, que é um nível médio, não vai melhor apenas a situação financeira, a situação económica de cada um, mais vai melhorar sobre tudo a situação de ensino e aprendizagem nas nossas escolas, nós queremos ver uma nova situação diferente do que aquele que acontecia” – apelou Raul Recado.

Num outro desenvolvimento, o chefe de Departamento de Recursos Humanos na Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Manica, João Lavumo Nassone Manusisa, mandatário do Director Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano em Manica, disse aos graduados que devem mostrar a sociedade a mudança de atitude na sala de aula, exigindo muito trabalho, zelo, dedicação, responsabilidade, humildade, sacrifício e esforço constante, para que os alunos alcancem as competências de leitura, escrita e cálculo preconizadas nos programas de ensino. “Caros graduados, vocês são graduados de um curso em exercício, desafios que vos espera nas escolas onde estão trabalhando, é mostrar a sociedade, a mudança de atitude na sala de aula, o que exigem muito trabalho, zelo, dedicação, responsabilidade, humildade, sacrifício e esforço constante, para que os vossos alunos alcancem as competências de leitura, escrita e cálculo preconizadas nos programas de ensino” – avançou João Manusisa.

Por sua vez, a Administradora de Sussundenga, na Província de Manica, Joana Guinda, manifestou estar ciente de que os conhecimentos adquiridos serão proveitosos para enriquecer os aprendizados nas escolas, buscando assim novos desafios medindo e mensurando estes conhecimentos. “Estamos convictos, de que todas estas experiências serão proveitosas para enriquecer vossos aprendizados como seres humanos e como gestores de pessoas,

Portanto deverão viver intensamente cada segundo de tudo isso e amanhã ao abrirem os nossos olhos buscar novos desafios medindo e mensurando os nossos conhecimentos, e essa apenas, uma vitória de muitas que estão por vir” – disse Joana Guinda.

De recordar que, o curso Médio de Formação de Professores, iniciou em Sussundenga, Província de Manica, a 14 de Fevereiro de 2006, tendo matriculado até neste momento 440 professores, dos quais 297 já concluíram o curso e tendo em frequência neste momento 126 formandos.

Sem comentários:

Enviar um comentário