O evento teve lugar no Distrito de Sussundenga e juntou
cerca de 70 expositores do 1º e 2º Ciclos do ensino secundário oriundos de
todos os Distritos da Província de Manica.
Discursando no fim da cerimónia a Directora dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais no Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado em Manica, Maria de Lurdes Manso em representação do Secretário do Estado desta Província desafiou aos professores e alunos a continuarem a apresentar iniciativas que trazem soluções às comunidades, sublinhando que as experiências apresentadas provaram mais uma vez que País está em altura de formar cientistas moçambicanos capazes de servir o País na resolução de vários problemas.
Maria de Lurdes assegurou entretanto que os Serviços Provinciais de Assuntos Sociais em Manica vão continuar a dar o acompanhamento para o melhoramento das experiências apresentadas pelos expositores que vão representar a Província na fase nacional para que estes consigam alcançar lugares cimeiros e deixarem a sua marca.
Por seu turno o Secretário Permanente de Sussundenga, Juvêncio Fulede que falava em representação do Administrador deste Distrito desafiou aos expositores a continuarem a trazer inovações e experiências olhando para situações específicas de problemas específicos e procurar alternativas a problemas que apoquentam as comunidades com vista a introduzir novos mecanismos na agricultura, saúde, telecomunicações, entre outras áreas, pois segundo ele estas invenções vão permitir ao Governo reduzir custos de importação de técnicas e maquinarias.
Refira-se que vão representar a Província de Manica na fase nacional os seguintes vencedores: para o 1º Ciclo o primeiro lugar coube ao expositor Milton Dias Paunde da Cidade de Chimoio que apresentou o tema sobre a invenção do carro eléctrico, 2º lugar Tadita da Conceição proveniente de Guro com o tema produção de óleo e pomada, e ficou em 3º lugar Ângela Mateus Vasco de Gôndola com a experiência de forno solar.
Já para o 2º Ciclo ficou em Primeiro lugar o anfitrião Sussundenga através da Isabel Tomás com o tema produção da corrente eléctrica a partir de farelo.
O 2º lugar foi para Salvador Bento Amadeu, proveniente de Tambara com o tema construção do extintor, e por fim Ricardo Richard Maradza, do Distrito de Macossa ficou em 3º lugar com o tema produção se colguete caseiro.
A XIIIª Edição da Feira Provincial de Ciências básicas, inovação, empreendimento e HIV/SIDA decorreu sob o lema “Conhecimento Científico e Inovação da Era Digital Impulsionando o Desenvolvimento Sustentável”.
Sem comentários:
Enviar um comentário