sábado, 31 de março de 2018

Cinco (5) grupos culturais no Distrito de Sussundenga, Província de Manica, conseguiram carimbar o passaporte para a fase provincial da Cultura

Por: Samson Makone

O apuramento teve lugar na última Quinta-Feira dia 29 de Março durante a realização da fase Distrital do Festival Nacional da Cultura de Sussundenga que contou com a participação de dezanove grupos a destacar, doze de dança, quatro de teatro, dois de poesia e um de música.

Orientou as cerimónias a Administradora do Distrito de Sussundenga, Joana Guinda onde no seu discurso a cultura deve ser vista como um momento de festa, consolidação da unidade nacional, preservação da paz e da democracia, factores indispensáveis para a coesão social entre os moçambicanos.

Guinda defendeu ainda que o festival é um momento de troca de experiencias, mobilização, consciencialização prevenção e combate aos males que enfermam as sociedades.

Por outro lado, o Director do Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia de Sussundenga, Feliz Bacalhane disse que este intercâmbio tem um caracter competitivo para com vista a seleção do melhor grupo para a faze provincial.


Os participantes deste evento através da sua mensagem defenderam que o 10º Festival Nacional de Cultura é o momento ideal que têm para manifestarem as suas artes.

Sem comentários:

Enviar um comentário