sexta-feira, 11 de novembro de 2016

INAM emite alerta de chuvas intensas

Por: Samson Makone

As províncias de Maputo e Gaza poderão ser fustigadas por chuvas intensas acompanhadas de trovoadas na noite deste sábado. Este é o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia .
Depois de uma tarde de um calor escaldante, as províncias de Maputo, Maputo cidade e Gaza poderão registar mau tempo, caracterizado por ventos fortes de sul moderados a fortes, soprando por vezes com rajadas ate 60km/hora, acompanhados por chuvas intensas por vezes com trovoadas.
O Mau tempo deve-se a passagem de uma frente fria pela região sul do país:
Para o dia de amanhã as três províncias poderão registar aguaceiros fracos e uma ligeira descida de temperatura.  


quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Celebrou-se esta quarta-feira o Dia da Vitória, dia da assinatura dos Acordos de Lusaka

Por: Samson Makone

Em Sussundenga na Província de Manica, as comemorações Distritais neste ano, foram marcadas pela deposição da coroa de flores na praça dos heróis moçambicanos, seguida de uma marcha até a tribuna distrital locai onde veio a decorrer as restantes actividades alusiva ao dia.

Esta quarta-feira, Moçambique vai marcar a passagem dos 42 anos dos Acordos de Lusaka, assinados a 7 de Setembro de 1974, que ficou conhecido como o Dia da Vitória.

O dia da assinatura dos Acordos de Lusaka celebrou-se com fortes críticas às acções protagonizadas pelos homens armados da Renamo nas algumas regiões da zona norte e centro do País conforme citou a mensagem da população lida pela ocasião. Queremos dizer a Renamo, parem de saquear medicamentos nos hospitais, parem de matar, os moçambicanos querem circular livre, queremos, cultivar livre, queremos a paz” - citou a mensagem

O governo do distrito de Sussundenga repudia e condena com veemência os actos macabros dos homens residuais da Renamo, que semeia luto nas famílias moçambicanas impedindo a livre circulação dos mesmos. “Nós repudiamos e condenamos com veemência os actos macabros dos homens residuais da Renamo” – disse Joana Guinda, Administradora de Sussundenga

De recordar que foi a 7 de Setembro de 1974 que a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e o Estado Português rubricaram os “Acordos de Lusaka”, que reconheceram formalmente o direito do povo moçambicano à Independência.

Como consequência, os portugueses acordaram com a Frelimo o princípio da transferência de poderes, sobretudo a soberania que detinham sobre o território moçambicano.

No âmbito dos mesmos acordos foi igualmente estabelecido que a independência completa de Moçambique seria solenemente proclamada no dia 25 de Junho de 1975, data que coincidiria, propositadamente, com o aniversário da fundação da Frelimo.

Para além destes princípios, os Acordos de Lusaka estabeleceram, relativamente ao território de Moçambique, o regime jurídico que vigorou durante o período de transição para a Independência (período a iniciar com a assinatura dos Acordos e a terminar com a proclamação da Independência de Moçambique).


Renamo não tem consciência humanitária – diz Venancio Chacai Veremo, Edil da Vila Municipal de Sussundenga

Por: Samson Makone

O Presidente do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga em Manica diz que a Renamo deve abandonar atitudes de ataques aos cidadãos indefeso e levar o diaogo a sério com o Governo moçambicano sem precondições.

Veremo falava numa intrevista consedida a empresa durante a sua governação aberta que decorre na Vila Municipal de Sussundenga, sublinhando que a Renamo não tem consciência humanitária.
“eu considero a parte do governo como sendo um grupo sério, capaz de levar  as vontades do povo moçambicanos para uma paz duradoira, mas também sinto que do outro lado da Renamo, esperamos que venham a ganhar uma consciência, que acho que não existe e que tengi ser congistado pela Renamo, sentir que não pode prejudicar os moçambicanos e que o impedimento que a Renamo está afrazer prejudica ao povo,

As pessoas não conseguem circular  dentro do país a vontade, devido os ataques da Renamo e esses são sinais de que a Renamo não tem esta consciência humanitaria porque optam por caminhos de mã fé e o governo é forçado a fazer o trabalho de auto defesa protegendo as pessoas,

O meu apelo é que a Renamo deve aceitar o diálogo e abandonar estes atitudes de ataques” - disse Veremo.

No mesmo instante, lamentou o assassinato do chefe do Posto Administrativo e Regulo de Tica, na Província de Sofala, ocorrido na semana passada assim como outras acções que este movimento rebelder tem vindo a protagonizar nas outras regiões da zona centro e norte do País, matando, saqueando bens, destruindo infra-estruturas e retraindo o investimento nacional e internacional. “Lamentamos bastante pelo facto de a Renamo estar a continuar a matar enquanto o dialogo está em curso para trazer a paz aos moçambicanos, as forças residuais deste partido estão a matar, saquear bens, incendiar viaturas, bloquear as principais vias rodoviárias, destruir infra-estruturas, retraindo o investimento Nacional quer Internacional,


Esta situação está a trazer prejuízos enormes em todos sectores, na educação, na agricultura e outros devido as migrações das populações para as zonas mais seguras, criando assim a paralisação das aulas e de outras actividades de desenvolvimento”reagiu Chacai Veremo.

Presidente do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, efectuou uma visita de trabalho nos Bairros da Unidade e Báupua

                                                                                                 Por: Samson Makone

No ambito do processo continuo da sua governação aberta, o presidente em exercicio no Conselho Municipal da Vila de Sussundenga em Manica, Venancio Chacai Veremo, escalou a nesta segunda e terça -feira 05 e 06 de Setembro do ano em curso, os Bairros da Unidade e Báupua, onde manteve um encontro com a população daqueles Bairros com objectivo principal de divulgar planos e programas aprovados anivel dos orgãos da Assembleia Municipal.

De salientar que a população dos Bairros da Unidade e Báupua clamam pela insuficiencia de água potável para o consumo familiar, lombas nos locais públicos, vias de acessos melharadas entre outras preocupações.

O mais alto magestrado do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga garantiu no seu discurso que fará de tudo para resolver todas as preocupações daquelas populações. “este vai ser um processo continuo, o objectivo principal é divulgar os nossos planos e programas aprovados anivel dos orgãos da Assembleia Municipal, para alem de avaliar o nivel de satisfação dos ossos municipes em relação ao nosso desempenho,

As auestão colocadas são de caracter económico social e também uma parte culturais, tem haver com abertura de vias de acesso que é preciso melhorar dentro dos bairros, aumentar rede de energia e eluminação nas vias públicas e tambem os munícipes sofrem a carência de água, nos pontos onde havia água já não sai água,

Portanto, nós vamos trabalhar para encontrar  solução de resolver esta situação, e temos como cobertura fundamental de um programa que já temos conhecido por PRODIA, um programa concebido no âmbito de coperação entre o governo moçambicano e governo da alemamão, já tem um fundo disponivel que vai nos apoiar, então o problema de agua será resolvido daqui a um ou dois anos” – discursou Edil da Vila Municipal de Sussundenga. 

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Comemorou-se em todo o País, nesta quarta-feira (31 de Agosto), o decimo quarto aniversário da Associção da Medicina Tradicional Africana

Por: Samson Makone

As cerimónias provinciais que tiveram lugar em Sussundenga, Província de Manica, iniciaram com a deposição de coroa de flores na praça dos Herois moçambicanos, seguida de uma marcha até a tribuna distrital de sussundenga.

Em Manica membros da AMETRAMO, celebraram o dia da medicina tradicional africana com fortes condenações aos actos de traficos de orgãos humanos, com maior destaque para as pessoas portadoras de albinismo.

De acordo com Delegado Distrital da Ametramo em Sussundenga, Lucas Taimo Munamasse, disse ser  incocebivel o que nos ultimos dias tem acontecido com alguns medicos tradicionais que induzem ao cidadão  a participar no tráfico de orgãos humanos enganando as como se estes fossem portadores de riqueza “lamentamos muito pelo o que está acontecer nos ultimos dias com alguns medicos tradicionais que induzem ao cidadão  a participar no tráfico de orgãos de pessoas com pigmentação da pele, enganando-as como se fosse estes são portadores de riqueza” – disse Munamasse.


Numa outra abordagem, aquele responsável repudiou e condenou com viemência as acções protagonizados pelos homens armados da Renamo, que matam, saqueiam bens retraindo o investimento nacional e internacional, apelando assim ao Lider da Renamo Afonso Dhlakama, a aceitar o dialogo com o Presidente da República, Filipe Nyusi sem precondições. 

domingo, 10 de julho de 2016

47 Professores Primários, graduados neste Sábado (09), pelo Instituto Médio de Formação de Professores de Chibata

Por: Samson Makone

Trata-se de 47 professores do quarto grupo do curso Médio de Formação de Professores Primários em exercícios e a distância no âmbito do novo modelo de dez mais dois anos, representando um número total de cento e cinco dos cursistas.

As cerimónias alusivas a graduação de 47 Professores Primários, foram orientadas pela Joana Guinda, a Administradora do Distrito de Sussundenga, na Província de Manica, contando com a participação de outros membros do governo distrital, provincial, conselho municipal entre outros convidados.

Os graduados condenaram e repudiaram através de uma mensagem lida pela ocasião, as acções protagonizados pelos homens armados da Renamo, que matam, saqueando bens, destruindo infra-estruturas e retraindo o desenvolvimento Nacional e internacional.

Ao mesmo tempo os graduados pediram ao Presidente da República, Filipi Nyusi a criar situações de diálogo com Líder da Renamo, Afonso Dhlakama, o mais sedo possível. “Lamentamos bastante pelo facto de a nossa graduação realizar-se num momento de lástima e dor causada pela tenção política que resista no nosso País, principalmente na região centro, perpetuada pelas forças residuais da Renamo, que estão a matar, saquear bens, incendiar viaturas, bloquear as principais vias rodoviárias, destruir infra-estruturas, retraindo o investimento Nacional quer internacional.

Esta situação está a trazer prejuízos enormes no sector da educação, devido as migrações das populações para as zonas mais seguras, criando assim a paralização das aulas.

Pedimos a sua Excia, Presidente da República, Filipi Nyusi a criar situações de diálogo com Líder da Renamo o mais sedo possível” – lamentaram os graduados na mensagem.

O Director do Instituto Médio de Formação de Professores de Chibata na Província de Manica, Raul Recado, apelou aos graduados para se engajarem seriamente na melhoria da qualidade de ensino no País, numa altura em que a sociedade tem vindo a questionar sobre os valores da qualidade de ensino que se verifica nas escolas e nos alunos. “Quero apelar aos colegas recêm graduados que se engajem seriamente na melhoria da qualidade de ensino ao nosso País, numa altura em que a nossa sociedade tem vindo a questionar os valores por exemplo da qualidade de ensino que se verifica nas nossas escolas e nos nossos alunos,

Esperamos que o que vai acontecer de hoje em diante vai ser diferente daquilo que acontecia antes de adquirirmos este nível que nós temos agora, que é um nível médio, não vai melhor apenas a situação financeira, a situação económica de cada um, mais vai melhorar sobre tudo a situação de ensino e aprendizagem nas nossas escolas, nós queremos ver uma nova situação diferente do que aquele que acontecia” – apelou Raul Recado.

Num outro desenvolvimento, o chefe de Departamento de Recursos Humanos na Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Manica, João Lavumo Nassone Manusisa, mandatário do Director Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano em Manica, disse aos graduados que devem mostrar a sociedade a mudança de atitude na sala de aula, exigindo muito trabalho, zelo, dedicação, responsabilidade, humildade, sacrifício e esforço constante, para que os alunos alcancem as competências de leitura, escrita e cálculo preconizadas nos programas de ensino. “Caros graduados, vocês são graduados de um curso em exercício, desafios que vos espera nas escolas onde estão trabalhando, é mostrar a sociedade, a mudança de atitude na sala de aula, o que exigem muito trabalho, zelo, dedicação, responsabilidade, humildade, sacrifício e esforço constante, para que os vossos alunos alcancem as competências de leitura, escrita e cálculo preconizadas nos programas de ensino” – avançou João Manusisa.

Por sua vez, a Administradora de Sussundenga, na Província de Manica, Joana Guinda, manifestou estar ciente de que os conhecimentos adquiridos serão proveitosos para enriquecer os aprendizados nas escolas, buscando assim novos desafios medindo e mensurando estes conhecimentos. “Estamos convictos, de que todas estas experiências serão proveitosas para enriquecer vossos aprendizados como seres humanos e como gestores de pessoas,

Portanto deverão viver intensamente cada segundo de tudo isso e amanhã ao abrirem os nossos olhos buscar novos desafios medindo e mensurando os nossos conhecimentos, e essa apenas, uma vitória de muitas que estão por vir” – disse Joana Guinda.

De recordar que, o curso Médio de Formação de Professores, iniciou em Sussundenga, Província de Manica, a 14 de Fevereiro de 2006, tendo matriculado até neste momento 440 professores, dos quais 297 já concluíram o curso e tendo em frequência neste momento 126 formandos.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

“não é a obrigação do estado ensinar as leis ao funcionário”- disse a Administradora de Sussundenga

Por: Samson Makone

Comemorou-se nesta quarta-feira 23 de Junho de 2016, o vigesimo primeiro aniversário do dia internacional da Função Pública.

Em Sussundenga, Província de Manica, as cermonias alusiva a esta data foram marcadas pela deposição da coroa de flores na praça dos herois moçambicanos, seguida de uma marcha a tribuna Dristital de Sussundenga, a premiação dos melhores funcionários, entre outros actividades.

O 23 de Junho deste foi celebrado sub o lema “por uma Administração Pública livre da corrupção e assente na cultura de paz e de bem servir, com o objectivo de tornar o serviço púbico mais proximo do cidadão e livre da corrupção”.

Numa mensagem dos funcionários da Função Pública lida pela ocasião,  repudiava as acções protagonizadas pelos homens armados da Renamo que atentam a paz pedindo assim o recurso ao dialogo, “condenamos viementemente as acções protagonizadas pelos homens armados da Renamo que atentam a paz e pedimos o recurso ao diálogo” – citou a mensagem

Por seu turno, a Administradora do Distrito de Sussundenga Joana Guinda, repudiou  e condenou os actos de alguns funcionários públicos que servindo se das suas funções, procurarm tirar proveitos obscuros fazendo cobranças ilicitas ou retardando a satasfação da preocupação do cidadão em tempo recorde de modo a reforça-lo a um brinde bate mesa, exortando assim, aos superiores hierárquicos das instituições a tomarem medidas severas aos funcionários que pautarem por estas praticas,

Guinda, pediou ao mesmo tempo ao cidadão comum que for vitima destes actos de corrupção para denuciarem a quem é de direito de modo a serem tomadas medidas para corrigir a situação.  “infelizmente, temos alguns colegas, que servindo-se das suas funções, procurarm tirar proveito obscuros fazendo cobranças ilicitas ou retardando a satasfação da preocupação do cidadão em tempo recorde de modo a reforça-lo a um brinde bate mesa, repudiamos  e condenamos estas actitudes e, exortamos aos superiores hierárquicos das suas instituições a tomarem medidas severas aos funcionários que pautarem por estas praticas,

ao mesmo tempo, pedimos ao cidadão comum que for vitima destes actos de corrupção para denuciarem a quem é de direito de modo a serem tomadas medidas para corrigir a situação” –disse Joana Guinda.


Numa outra abordagem, aquela dirigente, chegou mais longe dizendo que não é a obrigação do estado ensinar as leis ao funcionário, mas sim o estado promove a sua divulgação para o conhecimento de todo o cidadão. “colegas, estamos no inicio de outros tempos, não é a obrigação do estado ensinar as leis ao funcionário, mas sim o estado promove a sua divulgação para o conhecimento de todo o cidadão” –acrescentou Guinda.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

REALIZOU-SE NESTA SEXTA-FEITA (17/2016), A II SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA VILA DE SUSSUNDENGA, PROVÍNCIA DE MANICA.

Por: Samson Makone
Trata-se da sessão que acolheu varias personalidades de entre os quais: secretarios dos Bairros, líderes comunitários, religiosos, membros do Governo Distrital e do Conselho Municipal, entre outros convidados,
De salientar que, a II Sessão Ordinária daquele orgão deliberativo, tinha como enfoque na apreciação e debate da proposta do relatório das actividades do Conselho Municipal referente ao quadrimestre (Janeiro a Abril) deste ano, bem como a execução financeira no mesmo período.


De acordo com o discruso de abertura da mesma sessão, o Presidente Assembeia Municipal da Vila de Sussundenga, Jacob Aizeque Muiambo, convidou aos presentes para um debate aceso e franco destes pontos em causas, “convido desde já a todo presentes nesta sessão, para um debate aceso e franco deste ponto em causa”
Devido a falta de desembolço dos fundos de investimento para fazer facel ao plano de actividades do Conselho Municipal para o presente ano, Muambo, apelou aos orgãos excutivos para priorizar as actividades de impacto sociail, assim que forem disponibilizados estes fundos, “a II sessão ordinária que hoje tem lugar, realiza-se num momento em que os munícipes anseiam ver realizações planificadas para o presente ano, com tudo, verfica-se a falta de desembolço dos fundos de investimento para fazer facel ao plano de actividades do Conselho Municipal para o ano 2016, neste contexto, apelamos ao orgão executivo para priorizar as actividades de impacto sociail, assim que forem disponibilizados estes fundos”-disse Muambo

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Reuniu-se nesta sexta-feira (01) a ONP, (Organização Nacional dos Professores) em Sussundenga, Província de Manica

Por: Samson Makone

Trata-se de um encontro que envolveu todos secretários dos Postos Administrativos, das ZIPs, entre outros  convidados, orientado por Desfaro Mariano Maguma, membro do conselho nacional da ONP, como membro da brigada Provincial da ONP em Manica.

Este encontro tinha como objectivo, oficializar o gabinete distrital da preparação do 4º Congresso daquela organização a ter lugar nos dias 03 à 05 de Agosto do ano em curso, e criar comissões de trabalhos

Maguma, pediu a todos os delegados que participaram neste encontro, para fazerm parte integrante deste congresso 

Por seu turno, o Secretário distrital da ONP em Sussundenga, Bento Tomás Lenço, garantiu que o estágio daquela organização em Sussundenga, é posictivo.

De salientar que aquela agremiação em Sussundenga, conta com cerca de 1500 e 80 membros.

Aquele responsavel, que falava em intrevista a nossa reportagem, afirmou que os objectivos deste encontro foram alcançados com sussesso.


Por ultimo, Lenço aproveitou a ocasião, saudar a mulher de Sussundenga, por ocasião da passagem de 7 de Abril, dia da Mulher Moçambicana que se avisinha.

Terminou nesta sexta feira (01) uma capacitação que acolheu os chefes dos Postos Administrativos, chefes das Localidades, serviços distritais, líderes comunitários entre outros convidados, com a duração de 5 dias desde a passada segunda feira dia 28 de Março do ano em curso.

Por: Samson Makone

O objectivo principal deste seminário é de providenciar fontes de renda sazonal e previsível à famílias em situação de pobreza, que possuem pelo menos um membro com capacidade para o trabalho, através da sua participação em actividades de interesse público ou comunidade.


São cerca de mil pessoas no Distrito de Sussundenga, Província de Manica, serão beneficiadas pelo programa da Acção Social produtiva (PASP), financiado pelo Banco Mundial

quarta-feira, 30 de março de 2016

Cerca de 80 directores das escolas tomaram posse nesta quarta feira, dia 30 de Março do ano em curso, como gestores escolares.

Por: Samson Makone

Trata-se de uma cermonia muito concorida, efectuada no salão Paraiso, na vila de Sussundenga, Província de Manica, orientada pela Administradora do Distrito de Sussundenga, Joana Guinda e testemunhada por membros do governo local entre outros convidados.

Na altura do empossamento, a mais alta magestrada de Sussundenga Joana Guinda, apelou aos empossados para  continuarem firme e levar avante o Distrito de Sussundenga.

Por outro lado, o Director do Serviço Distrital de Educação em Sussundenga, António Bawa, disse que o acto deve servir como fonte de inspiração na gerência das escolas para que a aprendizagem seja efectivamente.

Entretanto,  a nossa reportagem quis saber dos empossados, qual eram os seus sentimentos na altura, onde pormeteram servir bem ao povo moçambicano.


segunda-feira, 28 de março de 2016

Cerca de mil pessoas no Distrito de Sussundenga, serão beneficiadas pelo programa da Acção Social Produtiva (PASP), financiado pelo Banco Mundial

Por: Samson Makone

Neste momento decorre no Distrito de Sussundenga, Província de Manica, um seminário de divulgação do programa da Acção Social produtiva que será financiado pelo Banco Mundial.

Trata-se de uma capacitação que acolhe os chefes dos Postos Administrativos, chefes das Localidades, serviços distritais,  líderes comunitários entre outros convidados, com a duração de 5 dias desde a passada segunda feira.

O objectivo principal deste seminário é de providenciar fontes de renda sazonal e previsível à famílias em situação de pobreza, que possuem pelo menos um membro com capacidade para o trabalho, através da sua participação em actividades de interesse público ou comunidade.

Orientou as cermonias de bertura desta capacitação, a Administradora do Distrito de Sussundenga, Joana Guinda, que disse no seu discurrso que “o País sem pobreza é a prioridade do governo central”.

De salientar que neste projecto serão beneficiadas cerca de mil pessoas para o Distrito de Sussundenga, em três Postos Administrativos nomeadamente Dombe, Rotanda e Muôha.

Ainda, nesses postos Administrativos, o projecto vai funcionar numa só Localidade escolhida pelo Posto, sendo no Posto Administrativo de Dombe, está escolhida a Localidade de Matarara, Posto Administrativo de Rotanda- Localidade de Tsetsera e no Posto Administrativo de Muôha-Localidade de Mupandeia. 

quarta-feira, 16 de março de 2016

Administradora do Distrito de Sussundenga, Joana Guinda, diz que em Moçambique ainda prevalecem os desafios como combate à violência doméstica contra mulher, o pré-conceito e a desvalorização da mulher

Por: Trevor Francisco Gravata

Joana Armando Guinda, falava estas palavras nesta quarta-feira, dia 16 do mês em curso na passagem do 43º aniversário da Fundação da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), onde desafiou as mulheres para se unirem para transmitirem às gerações mais novas a necessidade de aprofundar a unidade nacional, a cultura de paz e a tolerância entre os moçambicanos.
A Chefe do executivo de Sussundenga, repudiou os acontecimentos protagonizados pelos homens armados do maior de oposição em Moçambique, de ataques contra cidadãos indefesos e viaturas na região centro do País, tendo apelado as mulheres a manterem-se vigilantes para a manutenção da paz efectiva e duradoura que todos os moçambicanos almejam.

Quem também se juntou aos gritos das mulheres para a manutenção da paz, é o 1º Secretário do Comité Distrital do Partido Frelimo em Sussundenga, Domingos Manuel António, que apelou ao Líder da Renamo, Afonso Dhlakama, a abandonar as matas e aceitar o convite formulado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, porque para ele, é só com o diálogo que podemos desenvolver o País.

Celebração do 43º Aniversário da Fundação da Organização da Mulher Moçambicana

Por: Trevor Francisco Gravata

Em Sussundenga, as cerimónias alusivas a data, forma marcadas pela deposição de uma coroa de flores na praça dos Heróis moçambicanos, actividades culturais, leitura de mensagem da OMM e discursos.
A OMM em Sussundenga, na leitura da sua mensagem, encorajou as mulheres a explorarem todas as oportunidades que se abrem para participarem de forma activa na luta contra a pobreza, tendo encorajado ainda a rapariga a concluir os níveis mais avançados de escolaridade.
Ainda a OMM em Sussundenga, condena os ataques belicistas protagonizados pelos homens armados da  Renamo, e apelou ao Líder desta formação Política a aceitar sem pré-condições o convite formulado pelo estadista moçambicano Filipe Jacinto Nyusi.
Lídia Luís Nicoadala, Secretária Distrital da OMM em Sussundenga, disse entretanto que os ideiais desta agremiação, devem ser mantidos e valorizados em todas as vertentes para garantir que a mulher tenha espaço de ser ouvida, percebida e dar opinião para o desenvolvimento do País.
Por outro lado, Venâncio Chacai Veremo, Edil de Sussundenga, aproveitou a ocasião para apelar as mulheres para que sejam vigilantes e denunciarem qualquer tentativa que põe em causa a paz e o bem estar dos moçambicanos.
O 43º Aniversário da Fundação da OMM, comemora-se à escala nacional sub o lemaem paz, aceleremos os passos rumo a igualdade de género e empoderamento da mulher”.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Destacamento Femenino

Por: Samson Makone



Celebrou –se nesta sexta-feira (04) o dia de destacamento femenino

Em Sussundenga, Província de Manica, o dia 04 de Março de 2016, dia do destacamento femenino, iniciou com a deposição da coroa de flores na praça dos herois moçambicanos.

Orientou as cermonias alusiva a data, Valentim Sabão, a Secretária Distrital do destacamento femenino em Sussundenga, na presença dos membros do governo local e do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga entre outros particpantes.

Numa mensagem lida pela ocasião, citava que a mulher moçambicana deve seguir o exempo da Josina Machel, na consolidação da Independencia contribuindo de forma activa e passiva para alcançar os mesmos objectivos, condenando assim os ataques protagonizados pelos Homens armado da Renamo. “nós as mulheres, temos que seguir o exemplo da camarada Josina Machel na consolidação da nossa independência contribuindo de forma activa e passiva para alcançar os mesmos objecivos,

condenamos viementemente as acções protagonisado pela Renamo de retorno a guera e divisão  do País”  - citou a mensagem

Por sua vez, a Secretária Distrital do destacamento femenino em Sussundenga, agradeceu a toda mulher que tanto se empenha em diferentes áreas trabalhando para combater a pobreza. “hoje quero agradecer muito as mulheres que se empenham tanto na agricultura, nos negócios entre outras actividades para acabar com a pobreza, devemos contunuar assim, respeitando tambem os nossos maridos que nos autorizam a ir na escola e fazer outras actividades”  - dise Valentim Sabão

Num outros desenvolvimento, a Administradora do Distrito de Sussundenga, Joana Guinda, disse no seu discurso que a mulher do destacamento femenino deve continuar coesa e seguir em frente.  “graça ao destacamento femenino, hoje nós as mulheres estamos a dirigir, é de agradecer e encorajar a todas do destacamento femenino que devem continuar assim, coesas e continuarmos para frente” - avançou Joana Guinda

terça-feira, 1 de março de 2016

Conselho Municipal vai evacuar vendedores informais no Mercado 1º de Maio na Vila de Sussundenga

Por:  Samson Makone


Edil do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga reunido com os vendedores do Mercado primeiro de Maio

Trata-se de centenas de ambulantes que serão orientados para os locais considerados seguros sem risco de vida, de entre os quais 4 de Outubro, Macorocoza e Chicueu.

De acordo com o Presidente Executivo do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, Venancio Chacai Veremo, num encontro realizado na passada sexta-feita (26/16) com os vendedores informais e formais do mercado 1º de Maio, na Vila Municipal de Sussundenga,  tinha como objectivo orientar os munícipes e todos vendedores informais e não informais para dentro de uma semana, estarem nos locais sem perigo de vida de forma regrada.
“o comercio deve ser exercido nos lugares sem risco de vida de forma regrada, as vezes os ambulantes acham que só dinheiro está nos terminais, preferem ariscar sempre vendendo nos lugar de risco porque acham que aparecerão muitos compradores” – disse Chacai Veremo

Vendedores ambulantes do Mercado primeiro de Maio na Vila Municipal de Sussundenga


Por outra, o Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, Distrito do mesmo nome, na Província de Manica, irá passar medidas educativas para aqueles que se manifestarem como renitentes. “aqueles que irão resistir, nós iremos aplicar medidas educativas, não punitivas” - acrescentou Veremo

 Num outro desenvolvimento os vendedores daquele mercado mostra-se agastado pela situação, considerando que os locais onde são orientados, não existem condições adequados como balnearios públicos entre outras condições.
“não existe paragem onde não há lugar para as pessoas  comprarem alguma coisa de comer, e nos locais onde o município quer  nos alocar não tem condições suficientes como latrinas, casa debanho, imagina tambem que a pessoas desce aqui na paragem tengi subir taxi para ir comprar gejo, pão lá fora, ou isso já não é cidade” - lamentaram munícipes


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Tensão Político-militar no País

Por: Trevor Francisco Gravata

A População da Localidade de Munhinga, no Distrito de Sussundenga, Província de Manica, condena viementemente os ataques que têm vindo a serem protagonizados pelos homens armados da Renamo, semeando luto e tristeza nas famílias moçambicanas

Estes pronunciamentos, foram feitos nessa quinta-feira, (25) aquando da governação aberta efectuada pela Administradora de Sussundenga, Joana Guinda à Localidade de Munhinga.
Durante a apresentação da sua mensagem, a população de Munhinga pediu ao Governo para que encontre uma solução com vista a por termo aos ataques contra civís, perpetrados pelos homens armados da Renamo.
Em resposta, Guinda disse ser a responsabilidade de todos, preservar a paz e manter a vigilância.


Governação aberta da Administradora de Sussundenga

Por: Trevor Francisco Gravata

A Administradora do Distrito de Sussundenga, na Província de Manica, Joana Armando José Guinda, avalia positivamente a visita que efectuou à Localidade de Munhinga, nessa quinta-feira, (25).
A Chefe do executivo do Distrito de Sussundenga, mostrou-se satisfeita pela visita que efectuou aos campos de demonstração de resultados de produção usando práticas de agricultura de conservação, localizados no Bairro Matira, onde exortou toda a população de Sussundenga a usar as mesmas técnicas, para fazer face a estiagem que assola algumas regiões do Centro e Sul do País.
Sinódia Mário Nguiraze, uma mulheres que se beneficiou de práticas de  agricultura de conservação, mostrou-se satisfeita pelo rendimento das práticas deste tipo de agricultura, e apela a todos para seguirem o seu exemplo.
Joana, apelou ainda a vigilância de todos para a manutenção e preservação da paz.

Durante a sua visita à Localidade de Munhinga, Joana Guinda visitou ainda a casa mãe-espera que se encontra em construção no Centro de Saúde de Munhinga, já na sua fase conclusiva.

Recenseamento Militar Obrigátório em Sussundenga

Por: Samson Makone

A Localidade Sede de Sussundenga, Posto Administrativo e Distrito do mesmo nome, na Província de Manica, consegui ultrapassar a meta prevista para o recenseamento militar obrigatório.

De acordo com Cudawira Denota, a chefe substituta da Localidade Sede de Sussundenga e ao mesmo tempo, agente recenseadora naquele posto de recenseamento, foram recenseados 404 mansebos dos 297 homens e 107 mulheres.
“ sobre o recenseamento militar a Localidade Sede conta com 404 mansebos dos 297 homens e 107 mulheres, o que significa que ultrapassamos a meta e a participação é muito positiva, mas mesmo assim as inscrições aindam estão abertas porque o receneamento vai até dia 28 de Fevereiro” – disse Cudawira Denota.

Entretanto, a Localidade Sede de Sussundenga,  recebeu uma meta de 300 mansebos, onde segundo a chefe substituta da Localidade Sede de Sussundenga, a participação dos jovens é positiva.


Apesar de ultrapassar a meta, as inscrições ainda continuam abertas até o dia 28 de Fevereiro do ano em curso.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Melhoramento no ambiente de negócios no sector Público e Privado


Por: Samson Makone

Decorreu na sala de conferência do governo distrital o encontro de coordenação pública e privada para o melhoramento  do ambiente de negócios na vila municipal de Sussundenga.

Tara-se de um evento promovido pela GIZ, que ao mesmo tempo contou com a participação de uma parte dos Técnicos do Concelho Municipal da Vila de Sussundenga, empreendedores de pequenas e médias empresas entre outros negociantes que opera na vila municipal de Sussundenga.

Segundo o represetante do Presidente do Concelho Municipal da Vila de Sussundenga, Francisco Marco Charela, Vereador na área de Educação, o encontro tinha como objectivo principal, estudar um dispositivo que irá melhorar a vida dos empreendedores de pequenas e médias empresas anivel da vila municipal de Sussundenga, fazendo um plano de desenvolvimeno enconomico

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

COPA MUNICIPAL 2016 DA VILA DE SUSSUNDENGA

                                                                                           Por: Carlington Kanyanga;
Redação: Treva Francisco Gravata

O Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, no Distrito do mesmo nome, Província de Manica, está a preparar um campeonato desportivo para os seus munícipes.

A nossa reportagem, interpelou  o Técnico da Vereação da Educação, Cultura, Juventude e Desporto na área do Desporto no Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, Chong Titos Jaime Sabonete, onde falou que a Vereação, está a preparar um campeonato entre bairros “COPA MUNICIPAL 2016”, que terá uma duração de três (3) meses a partir do próximo mês de Março, e que vai terminar no dia 14 de Maio, com a premiação dos vencedores, dia em que a Vila Municipal de Sussundenga estará  a celebrar o 52º aniversário depois da elevação à categoria de Vila.

A nossa fonte, disse ainda que o desporto na vila de Sussundenga, está no baixo nível devido a falta de patrocionadores, pois muitas equipas jogam sem equipamentos, bolas, botas para além de outras necessidades desportivas.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

No âmbito de levantamento de impactos sobre a exploração mineira, PEMAR reuniu-se com a comunidade de sembezeia

Por: Nassone Albino


No âmbito de levantamento  de impactos sobre a  exploração  mineira, a PEMAR, estava reunida na manhã da passada sexta feira (19)  com a comunidade da Localidade de Sembezeia, no Posto Administrativo de Muóha, Distrito de Sussundenga na Província de Manica.

Num encontro com os residentes de Sembezeia o responsável da  empresa  PEMAR, Pedro António Armando Paulino vocacionada na exploração de recursos minerais em Sembezeia falou de impacto negativo sobre  a exploração de granito nas zonas de actuação.

Trata se de Chineses que estão a explorar o granito na zona de Sembezeia numa área de 3.939 hectares, os residentes daquela zona no encontro, pediu a Empresa  para construir uma escola de três salas com bloco administrativo para além da abertura de furo de agua para os estudantes como maneira de recompensar  os recursos  lá explorados.


Depois das populações expor as preocupações, o responsável da Empresa PEMAR, disse paulatinamente que vai resolver assunto por cada vez até finalizar com todas preocupações



"Pobreza é o único inimigo dos moçambicanos" - diz Edil de Sussundenga

Por: Trevor Francisco Gravata


O Presidente do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, Venâncio Chacai Veremo, pede a vigilância de todos como forma de preservação da paz para o desenvolvimento do País.
Para Venâncio Chacai Veremo, já não há mais espaço para o retorno a guerra, dado aos avanços que o País registou nos últimos anos.
Veremo, disse ainda que a única forma de se ultrapassar as diferenças, é o diálogo, pois a população já tem vários problemas a enfrenter, destacando a fome, seca e outros.
O Edil de Sussundenga, apelou a população de Sussundenga e do País em geral a serem vigilantes e denunciarem qualquer tentativa que periga a paz e o bem-estar dos moçambicanos.

População do Bairro Chizizira, na Vila Municipal de Sussundenga reclama a subida de preço de milho

Por: Trevor Francisco Gravata


Estas preocupações, foram apresentadas ao Edil de Sussundenga, Venâncio Chacai Veremo, na passada Quinta-Feira (18), durante  a sua Governação Aberta Municipal àquele Bairro.
Para além desta preocupação,  aqueles residentes  reclamaram sobre o abandono de residências de alguns residentes daquele Bairro, que só voltam na época agrícola, e o mau comportamento de algumas pessoas, que têm ameaçados outros em envenenar a bebida tradicional, vulgo “Phombe”.

Em resposta, Venâncio Chacai Veremo, apelou aos munícipes a não venderem todos os seus produtos de colheita, tendo em conta a seca que assola algumas regiões do Centro e Norte do País, tendo pedido a vigilância de todos para a neutralização de pessoas de má fé naquele Bairro.

Atenção Municípios que funcionam em todo o País

Por:  Samson Makone
Tenho vindo observado quase em todos edifícios municipais que funcionam neste País, a escritura da palávra Conselho
Analizando o significado desta palávra “Conselho” significa:  dar conselho,  aconselhar, ……..

Substantivo Masculino
1     opinião, ensino ou aviso quanto ao que cabe fazer; opinião, parecer
Ex.: <dar, pedir, seguir um conselho<,  <conselho de amigo<

2     bom senso; sabedoria; prudência,
Ex.: <um homem digno e de conselho.> <opinião cheia de conselho >

3     opinião refletida ou resolução maduramente tomada
Ex.: só aja com conselho.

Na minha óptica esta palávra devia ser escrita desta maneira “Concelho” o que se refere a uma Instituição, de uma emprensa, ……

Ora vejamos:

Substantivo Masculino
1     Regionalismo: Portugal.
divisão administrativa de distrito; parte de um distrito

2     Derivação: por metonímia. Regionalismo: Portugal.
conjunto de cidadãos residentes nessa circunscrição e representados por essa municipalidade

3     conjunto dos órgãos do governo dessa divisão administrativa; municipalidade

4     Derivação: por extensão de sentido.
m.q. concílio ('assembléia')

5     Derivação: por metonímia.
edifício onde se encontra instalada essa municipalidade

Para mim, me sinto que está totalmente errada referir “Conselho” de aconselhar à um Concelho de Instituição municipal.


Sugeria que passamos a corrigir essa palávra em todos edifícios municipais escrita desta Maneira “Conselho” para Concelho” Ex.: Concelho Municipal da Vila de…………..

Falta de chuva para a presente campanha agrária preocupa os agricultores de Sussundenga

Por: Samson Makone


A população do Distrito de Sussundenga, Província de Manica,  clama pela falta de chuva nesta presente campanha agrícola em alguns pontos do Distrito,

De acordo com as nossas fontes,  a maior parte das culturas nas machambas estão a secar  por  falta da queda da chuva em alguns pontos do Distrito de Sussundenga, numa altura em que regista-se também a subida de preço de compra de milho.
“estamos mal, não há chuva,  há seca, as nossas culturas estão secando, não sabemos como vamos viver, o preço da compra de milho está subindo cada vez mais,” – palavras dos agricultores

Num outro desenvolvimento, a população de Sussundenga aponta como grande causa da subida de preço da compra de milho e de outros produtos da primeira necessidade, a tensão político-militar que se regista nos ultimos dias na região centro do País.

De acrodo com a Administradora do Distrito de Sussundenga, Joana Guinda,  a agricultura é o caminho da salvação.

Joana Guinda, tem vindo a apelar a população de Sussundenga,  a se empenhar nas culturas que resistem a seca, reduzindo assim, o abate das arvores e o cultivo da semente de milho vulgo Matuba que só produz em dois meses.

Por outro lado, o Director do Serviço Distrital de Actividades Económicas em Sussundenga, Castigo Bafane,  disse que Sussundenga preve produzir cerca de seiscento e setenta e seis mil trezentos e noventa  ponto noventa e uma toneladas (676.390.91t) de diversas culturas com uma subida de 9.07%.

“o distrito de sussundenga preve praticar uma area correspontente a duzentos e vinte e quatro mil, setecentos e setenta e um ponto noventa e um hectares prevendo uma produção de seiscento e sententa e seis mil trezentos e noventa  ponto noventa e uma toneladas de diversas culturase em relação  issotemos uma subida de 8.89% e 9.07% em relação a area de produção, para dizer que a nossa area subiu” - disse Bofana